domingo, janeiro 19, 2014

O TESTEMUNHO DE TRÊS JOVENS


“Se formos atirados na fornalha em chamas, o Deus a quem prestamos culto pode livrar-nos, e ele nos livrará das suas mãos, ó rei. Mas, se ele não nos livrar, saiba, ó rei, que não prestaremos culto aos seus deuses nem adoraremos a imagem de ouro que mandaste erguer” (Dn 3:17,18 – NVI).

INTRODUÇÃO:
O texto em análise, para a retirada de alguns pontos que considero de destaque está no livro de Daniel, principalmente centrado no capítulo 3.
Sadraque, Mesaque e Abednego são nomes adoptados após a chegada destes jovens à Babilónia, como nos regista a Escritura:
E o chefe dos eunucos lhes pôs outros nomes, a saber: a Daniel pôs o de Beltessazar, e a Hananias o de Sadraque, e a Misael o de Mesaque, e a Azarias o de Abednego. Dn 1.7
NÃO TEMERAM AS CHAMAS:
E qualquer que não se prostrar e não a adorar, será na mesma hora lançado dentro da fornalha de fogo ardente.(Dan 3.6)
E reuniram-se os príncipes, os capitães, os governadores e os conselheiros do rei e, contemplando estes homens, viram que o fogo não tinha tido poder algum sobre os seus corpos; nem um só cabelo da sua cabeça se tinha queimado, nem as suas capas se mudaram, nem cheiro de fogo tinha passado sobre eles. (vers 27)
NÃO PERDERAM SUA CONVICÇÃO:
Mesmo o rei dizendo:
Falou Nabucodonosor, e lhes disse: É de propósito, ó Sadraque, Mesaque e Abednego, que vós não servis a meus deuses nem adorais a estátua de ouro que levantei? (vers 14)

RECOMPENSA:
28 Falou Nabucodonosor, dizendo: Bendito seja o Deus de Sadraque, Mesaque e Abednego, que enviou o seu anjo, e livrou os seus servos, que confiaram nele, pois violaram a palavra do rei, preferindo entregar os seus corpos, para que não servissem nem adorassem algum outro deus, senão o seu Deus. 29 Por mim, pois, é feito um decreto, pelo qual todo o povo, e nação e língua que disser blasfêmia contra o Deus de Sadraque, Mesaque e Abednego, seja despedaçado, e as suas casas sejam feitas um monturo; porquanto não há outro Deus que possa livrar como este. 30 Então o rei fez prosperar a Sadraque, Mesaque e Abednego, na província de Babilônia.

É muito bonito vermos o fim que o Senhor lhes deu, contudo o que hoje notamos é que as pessoas estão sempre à espera destes fins grandiosos e gloriosos, mas não querem, nem se sujeitam a passar pelas humilhações, afrontas e perigos de morte que tais jovens passaram.
Por esta razão, nunca esqueçamos: A recompensa sempre vem depois da fiel obediência a Deus.