terça-feira, dezembro 10, 2019

A ARCA DA ALIANÇA


A arca da aliança era um “baú” que representava o pacto que Deus tinha com seu povo, a verdadeira aliança entre Deus e o homem.

A arca da aliança era um objeto de muito valor para o povo, pois representava não só a presença de Deus mas também todo o pacto entre eles e Deus.
O QUE SIMBOLIZAVA A ARCA DA ALIANÇA

A arca representava a presença de Deus, a famosa Shekinah, além do pacto entre Deus e o povo – Deus sempre estaria com seu povo. A arca por si próprio não tinha poder algum, mas quando o povo lembrava-se do dono da arca e voltava-se ao arrependimento, então Deus se manifestava entre eles, por intermédio de uma fumaça, chamada Shekinah.

A arca também representava a pureza de Deus, quando alguém impuro tocava na arca, logo era destruído. Ninguém podia sequer olhar para dentro da arca, exceto os sacerdotes. Em 1 Samuel 6 narra a historia a arca foi levado para o campo dos filisteus – e todos que olharam para dentro da arca foram mortos.

COMO ERA A ARCA DA ALIANÇA


Em Ex 25 temos a descrição da arca da aliança, ela segue essas características:

– caixa de madeira de acácia;
– 2 côvados e meio de comprimento (um metro e dez centímetros ou 110 cm);
– 1 côvado e meio de largura e altura (70 cm);
– coberta de ouro por de ouro por dentro e por fora;
– uma bordadura de ouro ao redor – Ex 25.10-16.


O QUE TINHA DENTRO DA ARCA DA ALIANÇA

Na arca foram guardado três objetos – tábuas da lei, vara de Arão e um vaso de maná.

Esses objetos representam várias coisas, entre elas: aliança de Deus com povo de Israel.
Segundo alguns judeus, a arca não era só um simbolo da presença de Deus, mas a própria presença, e você, que acha sobre isso?

Que tinha o incensário de ouro, e a arca da aliança, coberta de ouro toda em redor; em que estava um vaso de ouro, que continha o maná, e a vara de Arão, que tinha florescido, e as tábuas da aliança; – Hb 9.4

As duas tábuas de pedra com os Dez Mandamentos foram as primeiras coisas colocadas dentro da Arca. (Êxodo 40:20). Depois também foram colocados um jarro de ouro com maná e o “bastão de Arão, que havia brotado” flores. (Hebreus 9:4; Êxodo 16:33, 34; Números 17:10). Pelo visto, o jarro e o bastão foram tirados da Arca algum tempo depois, porque não estavam mais lá quando ela foi colocada no templo. — 1 Reis 8:9.

Na arca nada havia, senão só as duas tábuas de pedra, que Moisés ali pusera junto a Horebe, quando o Senhor fez a aliança com os filhos de Israel, saindo eles da terra do Egito. – 1 Rs 8.9

OBS: A ARCA SÓ PODIA SER CARREGADA NOS OMBROS – SINAL DE RESPONSABILIDADE!


QUEM CONSTRUIU A ARCA DA ALIANÇA

Quem se encarregou de fabricá-la foi Bezalel, o artífice-mor dos hebreus na época.

A arca da Aliança era o símbolo maior da “substância pesada“, a Glória que vinha do trono e da presença de Deus – Kavod é o peso da gloria de Deus, isso que Moisés pede para ver em Ex 33.

Em resumo – Bezalel ficou responsável pela arca, já o Aoliabe com a parte do templo, materiais, etc – Êxodo 31:6
COMO A ARCA DA ALIANÇA ERA CHAMADA.

A arca da aliança recebeu vários nomes na bíblia, entre eles:
  • A arca da aliança;
  • Arca do concerto;
  • Arca de Deus;
  • Arca do pacto;
  • Arca de israel.

CONCLUSÃO
Um dos objetos mais importantes para representar a presença de Deus se perdeu no tempo, hoje não temos necessidade de objetos para receber a presença de Deus, basta nos entregarmos a Ele com arrependimento. Concluímos que a vida com Jesus é necessário para quem deseja a presença de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário