segunda-feira, dezembro 09, 2019

Bíblia


Originada do grego bíblion, ela significa “conjunto de livros”. Dos seus 66 livros, 39 pertencem ao Antigo Testamento (ou Antiga Aliança) enquanto os demais 27, são do Novo Testamento (ou Nova Aliança).


A Bíblia é totalmente inspirada por Deus

Tudo o que está registrado na Bíblia foi inspirado pelo Espírito de Deus. Isso significa que não há uma parte mais inspirada e outra menos inspirada. Mesmo a Bíblia contendo diversos autores, a fonte de todos eles foi o Espírito Santo. Assim, o próprio Deus é o Autor primário das Escrituras Sagradas.

O Antigo Testamento é composto pelo Pentateuco, Livros Históricos, Livros Poéticos e Livros Proféticos. O Novo Testamento é formado pelos Evangelhos, Atos dos Apóstolos, Cartas, e o Apocalipse.

A Bíblia Sagrada é o livro mais vendido de todos os tempos e já foi traduzida em mais de  2 000 idiomas.


Como os livros bíblicos estão organizados?

O Antigo Testamento conta a história do período antes de Cristo. Já o Novo Testamento registra os acontecimentos a partir do nascimento de Jesus. Os livros do Antigo e do Novo Testamento também são classificados por suas características e assuntos. 
A classificação é a seguinte:
  • Pentateuco: são os cinco primeiros livros da Bíblia. Eles contam a origem de todas as coisas e a forma com que Deus escolheu para si um povo (de Gênesis a Deuteronômio).
  • Livros Históricos: são os livros que registram, principalmente, a história do povo de Israel. Essa história é contada desde que eles chegaram à Terra Prometida (de Josué a Ester).
  • Livros Poéticos: são os livros que contém poesias e uma coleção de diversos conselhos de sabedoria (de Jó a Cânticos dos Cânticos).
  • Livros de Profecias: registram as mensagens dadas por Deus sobre o futuro de seu povo. Seus escritores foram homens que Ele escolheu como seus porta-vozes na terra (de Isaías a Malaquias).
  • Evangelhos: já no Novo Testamento, esses livros narram a biografia e o ministério de Jesus (de Mateus a João).
  • Livro Histórico do Novo Testamento: apenas um livro pertence a essa categoria: Atos dos Apóstolos. Esse livro registra os primeiros anos da Igreja Cristã. Ele informa em detalhes como o Evangelho foi propagado rapidamente pelo Oriente.
  • Epístolas: são cartas escritas por líderes da Igreja. Esses homens foram levantados por Deus para ensinar a Igreja do Senhor. Essas cartas contêm as doutrinas fundamentais da fé Cristã (da Epístola de Romanos a Epístola de Judas).
  • Livro de Profecia do Novo Testamento: nessa categoria se enquadra apenas o livro do Apocalipse escrito pelo apóstolo João. Esse livro contém uma série de revelações que João recebeu diretamente da parte de Cristo. Essas revelações são primordiais para a Igreja, independentemente de sua época.
Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça, para que o homem de Deus seja apto e plenamente preparado para toda boa obra.” (Timóteo 3:16-17).

As informações contidas na Palavra de Deus são práticas para a vida diária. (Isaías 48:17).

A Bíblia é o instrumento que Ele nos deu para conhecermos a sua verdade e relatos históricos que envolvem a experiência com Deus. Como dito por Isaías, devemos praticar todos os dias as informações contidas na Palavra de Deus, assim estaremos honrando seu nome, suas vontades e seguindo o seu caminho.

Objetivo que nos leva a salvação eterna!



Nenhum comentário:

Postar um comentário