sexta-feira, dezembro 13, 2019

OS DEZ MANDAMENTOS



O local dos dez mandamentos

O encontro entre Deus e Moisés ocorreu na cordilheira da península do Sinai, algumas vezes chamado de Monte Horebe, outras de Monte Sinai. A localização exata porém, não é conhecida.

Alguns picos da península do Sinai são sugeridos como sendo o verdadeiro Sinai, local onde Moisés recebeu de Deus as tábuas com os Dez Mandamentos.

Entre eles podemos citar a montanha de Jabel Musa, com cerca de 2.225m de altura, que possui uma região plana, onde os hebreus poderiam ter fixado o acampamento;

Jabel Serbal com 2.027m também poderia ter sido o local onde a lei foi revelada a Moisés, e, por último, o Jabel Katerina com 2.565m de altura.

“Porque partiram de Refidim e entraram no deserto de Sinai, onde se acamparam. Israel, pois, ali se acampou em frente ao monte.” Êxodo 19:2

Os dez mandamentos da lei de Deus

Era comum no antigo oriente, os Reis apresentarem os termos de seu reinado, na forma de um pacto e de uma aliança com seus súditos.

E o Senhor, Rei onipotente chama aqui nos Dez Mandamentos os filhos de Israel à uma aliança, um pacto de um reino eterno, revelando-lhes o coração da sua lei.

Os quatro primeiros mandamentos falam sobre os deveres dos seus servos para com Deus. Os outros seis, tratam da regulamentação das relações entre os próprios seres humanos.

A lei trazia uma proposta de proteção ao homem e a família, mais do que somente uma relação de culto.
Não terás outros deuses
“Não terás outros deuses diante de mim.” Êxodo 20:3

O Senhor é o único e verdadeiro Deus. Na realidade, não há outro Deus. O que há é a tentativa de criaturas caídas, em roubar a glória que só pertence a Deus.
Não farás imagem de escultura
“Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra.”
Êxodo 20:4

A idolatria era uma pecado gravíssimo.

Os povos antigos estavam tão envolvidos com a idolatria, que os ídolos, além de objetos de adoração, também passaram a ser uma espécie de escritura, como um documento que atestava a propriedade das terras onde moravam.

Eis um dos motivos porque Raquel, mulher de Jacó roubou um ídolo de seu pai Labão, ela queria a herança na terra de seu pai.

Mas Deus ordenou que os israelitas não poderiam produzir nada que desviasse a adoração ao Senhor. Deus não aceita nenhuma forma de adoração a outro deus. Ele é um Deus zeloso, [do hebraico el ganna], zela pela verdade.

Havia uma grande dificuldade dos povos antigos, em entender que Deus é espírito, e que não podiam vê-lo, mas adorá-lo em espírito e em verdade. Este era um conceito elevado, que Jesus viria explicar melhor no seu diálogo com a mulher samaritana.
“Não te encurvarás a elas nem as servirás;”Êxodo 20:5


A misericórdia é maior que a ira de Deus

“porque eu, o SENHOR teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniquidade dos pais nos filhos, até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam.” Êxodo 20:5


Não tomarás o nome do Senhor em vão

“Não tomarás o nome do SENHOR teu Deus em vão; porque o SENHOR não terá por inocente o que tomar o seu nome em vão.” Êxodo 20:7

Lembra-te do dia de sábado

“Lembra-te do dia do sábado, para o santificar. Seis dias trabalharás, e farás toda a tua obra.” Êxodo 20:8-9


Honra a teu pai e tua mãe

“Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o SENHOR teu Deus te dá.” Êxodo 20:12

No tempo do antigo testamento, não havia aposentadoria. Assim os filhos eram responsáveis pelo cuidado e pelo sustento de seus pais, quando estes ficavam muito idosos e sem condições de trabalhar.


Não matarás

“Não matarás.” Êxodo 20:13

A lei de Deus proibia expressamente o dano mais grave que se pode impor ao semelhante, o homicídio. E nós cristãos não matamos, no sentido literal da palavra.


Não adulterarás

“Não adulterarás.” Êxodo 20:14

A lei protegia a santidade do matrimonio como uma responsabilidade sagrada.

Jesus também neste mandamento, vai mais adiante e proíbe até os olhares voluntários e a cobiça interior. Há que se manter a pureza exterior como também a pureza interior.

Temos que nos afastar do que pode colocar em risco a nossa comunhão com Deus.
“Eu, porém, vos digo, que qualquer que atentar numa mulher para a cobiçar, já em seu coração cometeu adultério com ela.” Mateus 5:28


Não furtarás

“Não furtarás.” Êxodo 20:15

Não só da proteção ao direito à propriedade e da proibição ao roubo a lei falava, mas daqueles tentam roubar os sonhos do próximo.

Tentam atrapalhar de alguma forma a sua caminhada, prejudicando o seu desenvolvimento material, social ou espiritual. É como se lhe roubassem a própria vida.


Não darás falso testemunho

“Não dirás falso testemunho contra o teu próximo.” Êxodo 20:16

É uma proteção das pessoas contra a calúnia. Quantos não proferem palavras inverídicas contra seus semelhantes, quantas fofocas do tipo “eu ouvi dizer”, “tudo indica”, prejudicando a imagem e a reputação de alguém, que pode ser totalmente inocente.

Não cobiçarás

“Não cobiçarás a casa do teu próximo, não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma do teu próximo.” Êxodo 20:17

Nenhum comentário:

Postar um comentário